Bolo de Pão de Ló

Você está prestes a experimentar a incrível experiência de ter em mãos uma das receitas de bolo mais clássicas quando se trata de confeitar. O pão de ló é conhecido por ter uma estrutura extremamente macia e com um toque de leveza incrível. Além disso, ele possui um sabor extremamente sutil que consegue incorporar perfeitamente o gosto de outros ingredientes.

Qual a diferença dele para o bolo comum?

Bom, você provavelmente deve estar se perguntando qual a diferença de um bolo comum para massa do bolo de pão de ló. A questão gira toda em torno da massa, que é muito mais leve porque leva em grande porcentagem ovos. O melhor de tudo é que o crescimento da massa é devido justamente ao acréscimo da alta quantidade de ovos, por conta da absorção do ar que as claras filtram.

Por ter todas essas qualidades que o pão de ló acaba sendo uma peça coringa para alguns confeiteiros. Incluindo confeiteiros profissionais, visto que ele também pode ser usado em diversos tipos de bolo como os bolos naked cakes.

Cuidados ao fazer o bolo de pão de ló

Mas não se engane, não é tão simples quanto parece, embora seja prático. O bolo de pão-de-ló possui diversos segredos que fazem com que as experiência de fabricá-lo, se torne realmente uma tarefa que pede atenção.

Uma das principais dicas a serem dadas é sobre os ovos. Por ser o ingrediente mais importante da massa, é preciso que você olhe para ele com mais cuidado. É imprescindível que os ovos fiquem no mínimo 15 minutos na batedeira, por exemplo. E também que a farinha de trigo seja peneirada e acrescida lentamente para que a mistura dos ovos não perca seu volume.

Outra coisa muito importante que fará toda a diferença na sua receita é que você tenha todos os ingredientes na temperatura ambiente. Se algum deles estiver na geladeira deixe por algumas horas do lado de fora até que a temperatura se normalize. Caso veja necessidade, você também pode usar uma balança de cozinha para poder pesar todos os ingredientes.

Acrescentando ingredientes

Outra parte interessante do bolo de pão de ló e a sua versatilidade. É possível que você possa colocar raspas de frutas cítricas como limão ou até mesmo substâncias como o extrato de baunilha para que ele fique com um gosto mais gostoso.

Além do mais, existe também a possibilidade de você utilizar o cacau em pó na mistura para dar um gosto mais acentuado de chocolate, caso você vá utilizar algum recheio que combine com essa escolha.

Bolo de pão de ló para aniversários

Se você está procurando uma receita para fazer o bolo de aniversário do seu filho, ou para alguém da sua família, então você poderá usar a receita do bolo de pão de ló.

Com certeza é muito mais interessante quando fabricamos o nosso próprio bolo ao invés de comprá-lo em confeitarias, visto que muitas vezes eles não vem da forma como gostaríamos e os preços são muito levados.

Então, essa também é uma ótima oportunidade para você estar economizando dinheiro. Sem perder a qualidade, claro, já que o bolo de pão de ló tem uma ótima utilidade, sendo tão bom que muitos profissionais da confeitaria utilizam essa massa para bolos de confeitaria profissional.

Se tranquilize, você está em boas mãos!

Ingredientes

  • Duas xícaras de farinha de trigo comum
  • Oito unidades de ovos inteiros
  • Uma xícara e meia de açúcar
  • Uma colher de sopa cheia de essência de baunilha

Modo de preparo

Vamos começar. A primeira coisa que você deve fazer é peneirar a farinha de trigo. E depois, o açúcar. É muito importante que você peneire os dois separados . Após, basta reservar os ir para o próximo passo.

Deposite todos os ovos dentro da tigela da batedeira e deixe que eles batam por aproximadamente 5 minutos em alta velocidade. Após esse tempo, basta que você diminua a velocidade e vá colocando o açúcar devagar. Nesse ponto você já pode adicionar a essência de baunilha e voltar a aumentar a velocidade, deixando com que toda a mistura incorpore e fique por aproximadamente dez minutos em movimento.

Terminada a etapa anterior, você precisará acrescentar a farinha de trigo muito devagar, de colher para colher, mexendo a massa com muita delicadeza, utilizando um fouet.

Sem fermento?

Você deve estar se perguntando onde está o fermento dessa massa. Bom, não tem! E acredite, seu bolo ficará fofo e crescerá se você seguir toda a receita com muita atenção e cuidado.